segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

EDDIE "PEARL JAM" VEDDER

 
Parabéns pelos 49 anos, Eddie Vedder.
Fundador dos "Pearl Jam", nos inícios dos 90, em Seattle, terra que também viu nascer os "Nirvana"
Vocalista, guitarrista, compositor, actor.
Trovador americano, na esteira de outros grandes vultos como Woody Guthrie, Bob Dylan, Frank Zappa ou Bruce Springsteen.
Moldou no seu cadinho de emoções, sentimentos e músicas influências de The Who aos The Beatles, de Jim Morrison a Elvis Costello, de Frank Zappa a Tom Waits, e muitos outros.
Contador de histórias, na boa tradição dos cantautores do seu país, canta a liberdade, a solidariedade, a amizade.
E como amigo que é, colaborou em gravações ou espectáculos ao vivo com The Who, Ramones, R.E.M., Paul McCartney, U2, Robert Plant, The Strokes, Neil Young, Kings of Leon ou Johnny Depp.
Em 20 anos, levou essa já mítica banda de rock alternativo que são os "Pearl Jam" ao panteão das grandes bandas. A sua intervenção cívica, conduziu, por exemplo, a canções como "Porch", a favor da despenalização do aborto.
 
Esta música, já de 1991, está incluída no álbum "Ten" que, com "Vs.", de 1993, estão incluídos na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da "Rolling Stone".
Fã de basquetebol, de surf (que o digam as praias portuguesas...), activo defensor dos direitos dos espectadores, ao ganhar um litígio contra os preços praticados pela Ticketmaster (1994), Eddie não se cansa de abraçar as causas humanitárias, o pacifismo (activo adversário de Bush em 2000 e 2004), a ecologia e a defesa dos direitos dos animais, sendo membro participante da "The Surf Rider Foundation" (preservação dos ambientes marinhos) e da "Earth First" (ecologia global).
Em 2007 foi, até, designado Ambientalista do Ano.
Para além do trabalho com os "Pearl Jam", e da colaboração com outros músicos, publicou dois álbuns a solo e é autor e colaborador em bandas sonoras para filmes, como "Dead Man Walking" (1995) ou "Into the Wild", de 2007, com Sean Penn, que lhe daria um Globo de Ouro, em 2008, pela canção "Guaranteed", e que também deu o título ao seu primeiro álbum a solo.
  
Mas se falamos agora de bandas sonoras, conclui-se este post sobre Eddie Vedder, o qual merece ser ouvido atentamente, com o tema de um dos mais belos filmes de sempre, "Big Fish", de Tim Burton (2003), ou seja, a canção "Man of the Hour".



   
 

Sem comentários:

Enviar um comentário