sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O GUIÃO DA REFORMA (OU REFUNDAÇÃO)

 
Redacção do Menino Paulinho

A VACA E O GUIÃO

A vaca é um bicho muito giro, tem quatro patas, um focinho, malhas no lombo e duas coisas na cabeça que dizem que se chama chifres, às vezes o meu papá chama cornos, mais nos dias em que o Benfica perde. Eu não vi vacas ainda, vivas, só na televisão, vivas, pelo menos os bichos mexem-se, e aparecem na televisão muitas vezes nos dias das eleições, quando vão às terras uns senhores de boné aos quadrados fazer festas aos bichos, aos donos dos bichos e às donas dos bichos, parece quando o meu papá faz festas à menina do quiosque onde compra os cigarros e A Bola. Só vi bocados de vaca, era o que dizia a mamã, quando ia com ela ao talho comprar carne, que a carne de vaca dá bifes, costoletas e outras coisas para comer, como os hamburgueres que são bué da fixe. Também as vacas têm tetas, assim uns sacos pendurados debaixo da barriga, e quando falo em tetas o meu papá às vezes dá-me um tabefe, diz que aquilo é para adultos, não sei porquê se as tetas das vacas dizem que é donde vem o leite que aquele senhor velhinho muito simpático Soares Tantos, ou Soares Santos, ou lá o que é, que é dono de super-mercados, engarrafa o leite nos pacotes do gordo, magro ou meio-gordo e vende-os para nós bebermos. Também dos chifres ou cornos podem fazer-se botões, peças do xadrez, que é um jogo e não o sítio onde está o primo Ezequiel por uns bons anos, ao lado do Isaltino, cabos de faca, o coiro da pele dá para bolas de futebol, o sebo dá para velas, sabonetes, com os pelos fazemos pincéis e escovas, eu sei lá que mais, a vaca é assim muito útil, como podem ver pelo que escrevo. O meu papá também diz que, noutros tempos a vaca era um animal sagrado, adorado pelos do Benfica quando a bola bateu duas vezes na trave e foram campeões europeus com um jogador que se chamava Eusébio, que era assim como o Ronaldo, mas a papel químico e mais bom, diz o meu papá.
Assim termino, dizendo que a vaca é gira e muito útil para nós gente.
Também me pediram, vai para dez meses, uma redacção sobre o Guião para a Reforma do Estado, mas como eu não tenho puto ideia do que seja, fico-me pela Vaca. Pronto.

Paulinho do Caldas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário