sexta-feira, 25 de abril de 2014

ELLA !

 
Nasceu em Newport  a 25 de Abril de 1917.
A denominada "First Lady Song", ofereceu-nos, como poucas cantoras, uma única pureza de tonalidade, uma arrepiante habilidade de improviso, dicção, fraseado e entoação impecáveis.
De acordo com alguns críticos e músicos, terá sido a maior cantora do século XX, nos seus 59 anos de carreira. durante os quais, além do mais, arrebatou 14 prémios Grammy.
("Summertime" - de George Gershwin (música) e Ira Gershwin (letra)

A sua carreira iniciou-se, com 17 anos, no mítico Apollo Theater, no Harlem.
Cedo atraiu a atenção de músicos de prestígio tendo, em 1935, feito parte integrante da Big Band de Chick Webb. Com a morte deste, em 1939, dá o seu nome à banda, algo raríssimo na época.
Em 1942, inicia a sua carreira a solo e, posteriormente, descobre o bebop e colabora com a orquestra do genial Dizzy Gillespie.
(Ella no Festival de Montreux de 1979- "Flying Home", música de Benny Goodman, Lionel Hampton e Eddie de Lange, letra de Sid Robin)

Em 1955 cria a sua própria editora, a Verve Records. Anos de ouro, durante os quais constrói uma verdadeira enciclopédia da Grande Música Americana, os chamados Songbooks de Ella Fitzgerald em que canta, de forma inultrapassável, criadores como George Gershwin, Irving Berlin, Cole Porter, Duke Ellington, John Mercer, Jerome Kern, Rogers e Hart e, até, um tal de...Tom Jobim.
("Felicidade" - música de Tom Jobim, letra de Vinicius de Moraes)

Ella continuou a gravar e a cantar ao vivo (40 a 45 semanas por ano), indo a programas de televisão, umas breves aparições no cinema, até 1993, ano em que realiza o seu último espectáculo ao vivo.
Morreria a 15 de Junho de 1996 em Beverly Hills.
E continua no coração de todos os amantes de jazz e da Grande Música.

(Ella Fitzgerald e Louis Armstrong - "Cheek to Cheek", de Irving Berlin)

  

Sem comentários:

Enviar um comentário