quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ELVIS "THE PELVIS"

 
Nasceu a 8 de Janeiro de 1935 em East Tupelo, no Mississipi, um dos estados mais pobres da União.
Morreu a 16 de Agosto de 1977 na sua mansão de Graceland, em Memphis, Tennessee.
Chamava-se Elvis Aaron Presley e foi, apenas, o Pai do Rock.
("Hound Dog")
Falemos de Beatles, Rolling Stones, Who, Pink Floyd, Nirvana, R.E.M., Oasis, Pearl Jam, Queen, tudo o que vos venha à cabeça na área do rock, e temos um denominador comum: Elvis Presley.
Com uma voz potente e colocada, como não se ouvira até aí, explode com o rockabilly (fusão de country e rock'n'roll), bebe no gospel e rhytm'n blues, molda-se com Dean Martin, com quem viria a cantar, assim como com os outros "Rat Pack" (Sinatra e Sammy Davis Jr.) e a ópera que adorava. E surpreende a América.
É o artista que mais discos vende, desde sempre (mais de um bilião), e a primeira mega-star da música popular.
("Blue suede shoes")

A partir de meados dos anos 50 do século passado, Elvis irrompe nas rádios, televisões, salas de espectáculos.
Para uma América moralmente repressiva e puritana, Elvis é perturbador, pelos seus movimentos em palco, chegando-se ao ponto de, nesses tempos, apenas ser filmado da cintura para cima. Por outro lado, o reaccionarismo branco nunca lhe perdoou ter entrado nos terrenos do gospel negro e ter interpretado temas deste género musical. Curiosamente, a minoria negra também o censurava, já que, no seu entender, apenas os negros poderiam cantar gospel. O que desmistifica um pouco o Elvis "bom rapaz" que querem fazer passar.
(In the ghetto")

A suas performances eram explosivas e arrastavam multidões. Para a época era um case study para sociólogos e psicanalistas.
Elvis "inventou" uma nova estética e uma nova cultura, que se projectaria nos anos seguintes, sem parar.


("Jailhouse Rock")

Não obstante ficar permanentemente "amarrado" ao rock, graças ao facto de ser um cantor com uma rítmica ecléctica, como poucos, Elvis também se notabilizou noutros géneros de canções, que tiveram enorme sucesso, nomeadamente nos espectáculos que, a partir de 1969, proporcionava em Las Vegas que foi como sua segunda casa.
("Love me Tender")

Refira-se, a título de curiosidade, que a sua mansão, "Graceland", foi, em 2006, classificado como lugar histórico americano.
De igual modo, o próprio Elvis, mais que "lugar", é um património histórico da nossa cultura.
O começo de uma aventura infinita. Eterna.
("Falling in love with you")  


  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário