segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

BRECHT

 
Sem ele, e passe o exagero, não havia teatro moderno.
Sem peças como "Baal", "Um Homem é um Homem", "A Ópera dos Três Vinténs", "Galileo Galilei", "A Excepção e a Regra", "Mãe Coragem e os seus Filhos", "A Boa Alma de SetSuan" ou "O Círculo de Giz Caucasiano", entre muitas outras peças, ou "experiências sociológicas" como lhes chamava, que seria do repertório das grandes salas de Teatro de todo o Mundo?
O seu autor nasceu a 10 de Fevereiro de 1898 em Augsburgo, na Baviera, e chamou-se Bertolt Brecht.
Brecht, influenciado pela prática e teoria de Maiakovsky, Piscator, Meyerhold, do teatro chinês, da linguagem gestual de Chaplin, dos fundamentos ideológicos do marxismo, transformou a forma de estar e pensar o teatro.
O drama representado passou a aglutinar não só o texto, que, na sua concepção, deveria ser pedagógico, no sentido de consciencializar e politizar o espectador, como também a encenação, o cenário, a representação, tanto ao nível da voz como do corpo, a música, e todos os aspectos que envolvessem as obras apresentadas. Tal como Wagner defendia a ópera como um acto único, também, à sua medida, Brecht concebia a representação teatral como um todo, e com uma finalidade bem concreta, que seria a de despertar a reflexão e o convite à interpretação e resolução dos problemas apresentados em palco. O espectador seria também parte interveniente do drama, não se limitando a ver mas, também, a pensar e, em consequência, a actuar.
A sua concepção dramática foi posta em prática, nomeadamente, na companhia de teatro que fundou, a mundialmente conhecida "Berliner Ensemble", de 1954 a 1955, um ano antes de morrer.
Hoje, Brecht é representado e aclamado em todas as latitudes e longitudes.
Escreveu, também, ensaios e poemas, muitos destes musicados, em profícua colaboração com o compositor Kurt Weil, que também contribuiu para as obras teatrais.
Assinale-se que uma das grandes intérpretes das suas "Canções" é a alemã Ute Lemper que, no próximo dia 21 poderemos admirar no CC Belém, onde interpretará outro gigante da literatura mundial, o chileno Pablo Neruda.

"LOUVOR DO APRENDER
Aprende o mais simples! Pra aqueles
Cujo tempo chegou
Nunca é tarde de mais!
Aprende o abc, não chega, mas
Aprende-o!   E não te enfades!
Começa! Tens de saber tudo!
Tens de tomar a chefia!

Aprende, homem do asilo!
Aprende, homem na prisão!
Aprende, mulher na cozinha!
Aprende, sexagenária!
Tens de tomar a chefia!

Frequenta a escola, homem sem casa!
Arranja saber, homem com frio!
Faminto, pega no livro: é uma arma.
Tens de tomar a chefia.

Não te acanhes de perguntar, companheiro!
Não deixes que te metam patranhas na cabeça:
Vê c'os teus próprios olhos!
O que tu mesmo não sabes
Não o sabes.
Verifica a conta:
És tu que a pagas.
Põe o dedo em cada parcela,
Pergunta: Como aparece isto aqui?
Tens de tomar a chefia. "

( Bertolt Brecht - "Lendas, Parábolas, Crónicas, Sátiras e Outros Poemas")

  

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