terça-feira, 20 de agosto de 2013

SILLY SEASON

Pois, nisto a que se chama silly season, o que está a apetecer é surfar, curtir a praia, as melgas, a areia entranhada nos calções, o calorão, os pés a assarem em lume brando, o nivea peganhento, os pastéis de bacalhau, os rissóis, o garrafão, o futebol regressado, salvé, e os quiroquetes e bolas de Berlim. Fiquemos pelo surf, para já.
Claro, também há aquelas chatices no Egipto, com toda a gente a correr atrás do Pilatos para lavar as mãos, atropelando-se cegamente, e a assistir, de bancada, à ruína de 40 séculos de História.
Ah, também temos o crescimento de 1,1%, virtude do des-governo, dizem os entendidos, alguns mesmo eufóricos, como José Gomes Ferreira (o da SIC, claro!), e Camelo, perdão, Camilo Lourenço.
Por acaso, mas só por acaso, o eixo europeu, França e Alemanha, cresceu 1% (França 0,3% + Alemanha 0,7%). Coincidências.
Também só por acaso, ao contrário de 2012, este ano os subsídios de férias e natal foram ou vão ser pagos. Coincidência, claro!
E com todos a precipitarem-se enxurradamente para as praias, as receitas das ex-SCUT descem, as estradas ditas "alternativas" onde não se paga portagem empanturram-se de carros e, depois, no IC1 acontecem 7 mortes. Coincidências....
E temos o desemprego a descer, sazonalmente (coincidência?), com o sub-emprego "remunerado" a 310 euros/mês a crescer exponencialmente. E os "ex-spertos" a dizerem que Portugal pode ser o paraíso dos call-centers, melhor que a Índia ou o Norte de África.
Era excitante, para não sermos piegas e vermos no desemprego uma janela de oportunidades...
Era ver Passos Coelho, a atender na Manta Rota : "Bom dia, em que é que posso ajudá-lo?", Cavaco Silva em Boliqueime, com o seu inglês de York: "Good morning, how can I cagarrar, sorry, help you?", Paulo Portas e o seu charme ainda de negócio$ estrangeiros : "Bonjour! Comment puis-je vous aider?".
Seria lindo, comovente de ver, e pagar-lhes 310 euros por mês, para todas as despesas.
Ah, e faltava o imaturo ministro Maduro, com os seus tiques mandões: "Arbeit macht frei!".
O que vale, para quem são sabe, é que hoje são aniversariantes Robert Plant, ex-vocalista, e letrista, dos Led Zeppelin, e Ginger Baker, ex-baterista dos Cream (de Eris Clapton).
Que não são nada sillys. Celebremos, enquanto se pode...


Sem comentários:

Enviar um comentário