sábado, 31 de agosto de 2013

O PIROPO É INCONSTIUCIONAL!

O país está a arder!
O Tribunal Constitucional chumba as propostas que Passos Coelho apresentou, sabendo, deliberadamente, que eram inconstitucionais!
Passos faz birra e ameaça aumentar os impostos e pedir 2º. resgate, sem cuidar de respeitar a Lei Fundamental ou, sequer, ter a coragem de pedir a sua revisão!
Os EUA ameaçam bombardear a Síria com base em "provas irrefutáveis" (lembram-se da "armas de destruição maciça" no Iraque?).
O Sporting e o Benfica jogam hoje!
E perante tudo isto, o que faz o Berloque de Esquerda bicéfalo? Um debate no glorioso Lyceu Camões (coitado), também hoje, sobre um assunto urgente e importante para o futuro do país: O Piropo como forma de assédio sexual!, sob o lema "Engole o teu Piropo".
De facto, o país fica suspenso à espera das conclusões da magna mesa redonda. Talvez um pedido de fiscalização sucessiva a apresentar ao Tribunal Constitucional.
E a fiscalização politicamente correcta do que se ensina nas escolas às criancinhas, principalmente certa literatura e certos poemas.
Assim,
"Descalça vai para a fonte
Lianor pela verdura
Vai fermosa, e não segura". (Camões, Lianor pela Verdura)
Isto é assédio! Se vai "descalça" é porque os pés estão nus, logo o lúbrico macho imagina a restante nudez, e a verdura convida. E "fermosa", tem alguma coisa que avaliar a beleza? E "não segura", será que a fêmea tem de precisar dos biceps do machão? Onde já se viu.
Vê-se logo que estes versos só poderiam sair da mente conspurcada de um zaragateiro, bêbedo e zarolho!  Corta-se, já que é mau exemplo!
E este agora,
"Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
No doce balanço, a caminho do mar" (Vinicius de Moraes - Garota de Ipanema)
Pura misoginia! "coisa", a menina é "coisa"? Isto é assunto de polícia!
"linda", "graça", está-se a apreciar um objecto, uma coisa? Absolutamente condenável.
E "vem" e "passa", e "balanço"... Esta colagem de palavras é a sugestão mais pornográfica que imaginar se possa. Prisão, no mínimo.
E "caminho do mar", não será um apelo a caminho, e mar a onda, espuma, é assédio total!
Não é para admirar, vindo de um viciado em whisky, farras e castelos de mininas. Que seja banido!

Agora, mais a sério. Perante os problemas graves do país, não se duvide que a violência doméstica, a violência sobre mulheres, a pedofilia, o assédio sexual (para ambos os sexos), TAMBÉM são assuntos sérios e graves, não só para debater mas, e acima de tudo, para consciencializar, prevenir, reprimir, condenar e recuperar física e psicologicamente as vítimas e as suas famílias.
Com psicólogos, médicos, enfermeiros, polícias, juízes, pedagogos, hospitais, enfermarias, clínicas, tribunais.
Com orçamentos dignos e suficientes, já que nenhuma austeridade justifica a destruição física e anímica de muitas vidas que, decerto, esperavam outra realidade e outro futuro.
Porque muito do que sucede também tem raízes, e fortes, na crise, no desemprego, no desespero, no assassínio da esperança.
É este o debate urgente, julga-se.
O respeito, o fim do "piropo", ganha-se com uma sociedade melhor, justa e saudável, especialmente no ânimo!
O resto, é folclore!


    

 

Sem comentários:

Enviar um comentário