sábado, 23 de agosto de 2014

GENE KELLY - SERENATA À DANÇA

 

Voltando às velhas memórias do cinema...
A 23 de Agosto de 1912 nasceu em Pittsburgh um homem que viria a revolucionar o conceito de dança nos filmes musicais de Hollywood: Gene Kelly.
Antes dele o seu amigo Fred Astaire libertara o corpo do bailarino, "obrigando" os realizadores a filmá-lo de corpo inteiro, acompanhando, por inteiro, a coreografia e, no seu caso, a elegância, a leveza, o charme, o chapéu alto ("Top Hat" seria um dos grandes sucessos de Astaire, mas, e é uma opinião pessoal, o seu talento, já veterano, explodiria em "Band Wagon", de Vincent Minelli), e a dança no musical americano, muito lhe deve, bem como aos seus lídimos sucessores, fossem John Travolta ou Patrick Swayze, entre outros, para não referir a "promessa" nunca cumprida em grande écran, que seria, sem qualquer dúvida, Michael Jackson.
Gene Kelly, que foi professor de dança, e, posteriormente, actor, bailarino, coreógrafo, produtor e realizador, proporcionou ao musical um grande salto em frente, fruto, também, do seu intenso método de trabalho e da completa entrega ao projecto, motivando sempre os seus colaboradores.
Inova ao utilizar os jogos de luzes, os diversos movimentos da câmara, a conjugação da acção com o desenho animado, cenários justapostos ou "virtuais" (para a época), efeitos especiais, saída do estúdio para a rua, e integração da dança na narrativa do filme, como parte inteira do argumento.
E, facto importante, consegue que o ballet clássico seja adaptado ao cinema com aceitação universal.
Aquece os motores, sob direcção de Vincent Minelli com "O Pirata dos Meus Sonhos" (1948), com música de Cole Porter (que tem muito melhor...), e ao lado de Judy Garland.
Em 1949 vai para as ruas de Nova Iorque, dirigir, com o seu colaborador Stanley Donen, "On the Town" ("Um Dia em Nova Iorque"), ao lado de Frank Sinatra, com música de Leonard Bernstein e onde inclui coreogrrafia de dança clássica.
 
("On The Town" - Vera Ellen e Gene Kelly, e o restante elenco principal)

E 1951 encontra-o ao lado, mais uma vez, de Vincent Minelli, filmando Paris no estúdio, com números de dança por si coreografados, com a música fabulosa de George Gershwin, com a estreia de Leslie Caron, naquele que é considerado um dos melhores filmes musicais de sempre: "Um Americano em Paris"!
Com êxito clamoroso, e reconhecimento de público e crítica, nesse filme Kelly tem a "coragem" de apresentar um número musical (com o título do filme e da peça musical de Gershwin) com a duração de 16 minutos e onde, mais uma vez, a dança clássica tem o seu lugar. Para não falar da originalidade dos cenários e da coreografia.
Entre outros prémios, recebe 6 óscares, incluindo o de melhor filme do ano. 
(excerto do bailado "Um Americano em Paris", do filme homónimo)

Depois, vem a consagração final com "Serenata à Chuva", cuja realização "divide" com Stanley Donen, brilhante musical, com mais coreografias arrojadas, acompanhado aqui de Debbie Reynolds, Cyd Charisse e Donald O'Connor. O filme é um retrato irónico sobre o cinema dos finais dos anos 20, na difícil transição que estúdios, actores, realizadores, técnicos, experimentaram na transição do mudo para o sonoro.
O American Film Institute iria classificá-lo como o melhor musical de sempre.
60 anos depois, seria indecentemente plagiado por uma coisa chamada "O Artista".
60 anos depois, "Serenata à Chuva" ainda é visto e apreciado. 
("The Broadway Melody" - Gene Kelly e Cyd Charisse em "Serenata â Chuva")

"Serenata à Chuva" é o apogeu do musical americano começando, a partir  daí uma inexorável decadência, que "West Side Story" começaria a atenuar em 1961.
Kelly ainda actua, dirige e coreografa outros filmes, como "Brigadoon" (actor e coreógrafo), "Les Demoiselles de Rochefort" (actor) ou "Hello Dolly" (realizador), no qual junta Barbra Streisand e Louis Armstrong.
No entanto, e no final de uma bem recheada, talentosa, inovadora e profícua carreira, o que nos ficará na retina e no coração é um dos mais espantosos números musicais da História da Dança e do Cinema, da Arte em geral: "Singing in the Rain".


 
  

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