segunda-feira, 29 de junho de 2015

AMAZING GRACE

(Stonewall Inn - Bar em Greenwich Village, símbolo da luta pelos direitos dos homossexuais e, este mês, considerado Património Municipal de Nova Iorque)

No dia 26 de Junho de 2015 fez-se história nos Estados Unidos.
Por 5 votos contra 4, o Supremo Tribunal daquele país legalizou, em todos os estados, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Esta decisão, tal como aquela que, no início da mesma semana, considerou legal o programa de assistência na saúde aos mais desfavorecidos (e são escandalosamente milhões nos EUA), conhecido como Obamacare, é um salto civilizacional e o reconhecimento ao direito à felicidade sem restrições.
E representa, claro, uma tremenda derrota para os ultra-conservadores empedernidos do Partido Republicano e para a extrema-direita do famigerado "Tea Party" que, por acaso, ou talvez não, conta com simpatizantes no governo português.
Representa também, num país em que este problema é doloroso e sangrento, uma derrota para todos os que fazem do racismo, de todas as formas de racismo, uma forma de pensamento e de acção, envoltos na sua estupidez e ignorância.
Uma semana, enfim, em que o melhor dos Estados Unidos surgiu perante todos nós.
Haja esperança!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário