sexta-feira, 14 de novembro de 2014

TAXAS, TAXINHAS E GOLDS


Nesta terra de desvairadas gentes, temos de as aturar, que remédio.
Gentes que apanham uma piela cervejeira, que vociferam melifluamente contra taxas e taxinhas e, como por acaso, esquecem-se que fazem parte do agrupamento folclórico que mais taxas e impostos carregou nas costas dos portugueses.
E se estão tão horrorizados com UM-EURO-UM* que os turistas terão de pagar em Lisboa, esquecem-se dos que são obrigados a pagar mais do que isso para trabalharem em Lisboa.
Com efeito, quem prescinda do transporte público para se deslocar à capital do império depara com isto:
-Quem resida nas zonas de Vila Franca de Xira a Sacavém, pode vir pela N10 e aproveitar o trecho não portajado da A-1;
-De Odivelas, pode aproveitar o IC17 ou IP7, até, inclusive, a A-1;
-Da chamada Linha de Cascais, tem ao seu dispor a Marginal e a A-5, também no trecho não portajado;
-Da Linha de Sintra, o famigerado IC-19.
Mas quem e desloque da Margem Sul tem obrigatoriamente de pagar "taxa" : as portagens nas pontes 25 de Abril ou Vasco da Gama.
Então, Sr. das Cervejas, como vamos de taxas e taxinhas?
Entretanto, estão detidas 11 pessoas por suspeita de corrupção na atribuição dos "Vistos Gold", e que incluem altos funcionários da máquina do Estado.
Tendo em atenção que o alto responsável por esse "sucesso", é nem mais nem menos que o vice Paulo Portas, caberá fazer a pergunta:
A rapaziada que comprou os vistos entraram no país a bordo dos submarinos do Portas, ou foram estes que, para entrarem no Alfeite tiveram de comprar Vistos Gold?
É que isto de reversíveis irreversíveis, que ainda por cima são figuras centrais dos dois casos, por acaso, claro, pode dar origem a muita confusão...


* - Há 24 anos, este escriba pagou, num hotel de Dax, cidade situada no sudoeste de França, uma chamada "taxe de séjour", simplificando, uma "taxa de permanência", no valor de 3 francos franceses, moeda da altura, equivalentes, aproximadamente, a 78$00, na antiga moeda, cerca 0,36 euros. Fazendo as contas a 24 anos, esses 0,36 seriam, hoje, seguramente, mais que 2,50 euros. E Dax, de maneira alguma, é Bordéus, Marselha ou Lyon, muito menos Paris.
Taxas? Taxinhas?
 

Sem comentários:

Enviar um comentário