Se fosse vivo, Henry Mancini completaria hoje 90 anos.
Deixou-nos aos 70, vítima de cancro no pâncreas.
Pianista, compositor, arranjador, professor e divulgador de música popular, este descendente de italianos, nascido em Cleveland, que chegou a trabalhar com Glenn Miller, foi o responsável por algumas das mais inspiradas bandas sonoras e canções de séries de TV e de filmes.
Em 1962, ganha dois Óscares pela banda sonora de "Breakfast at Tiffany's" ("Boneca de Luxo"), realizado pelo grande Blake Edwards, e protagonizado pela divina Audrey Hepburn, e pela música "Moon River", que se tornaria num autêntico clássico.
("Moon River" - por Audrey Hepburn, a versão preferida de Mancini)
No ano seguinte, com "Days of Wine and Roses", do filme com o mesmo título, traduzido à letra para português, também realizado por Blake Edwards, volta a ganhar o Óscar para melhor canção.
O último galardão ser-lhe-ia atribuído em 1983, pela melhor banda sonora adaptada, com "Victor/Victoria", ainda de Edwards.
Mas julga-se que, na memória de muitos, a frutuosa associação entre Mancini e Edwards será mais lembrada por sete filmes entre 1963 e 1993, que tinham como grande protaganista uma...Pantera Cor-de-Rosa!
Sem comentários:
Enviar um comentário