Falando de filmes e de música, por exemplo, no dia de hoje o sr. Evángelos Papathanassiu, mais conhecido por Vangelis, completa 71 anos. Talvez não se lembrem dele quando fez parte do trio grego "Aphrodite's Child", na companhia de um tal Loukas Sideras e de outro tal Demis Roussos.
(Vangelis)
Mas a este senhor devem-se bandas sonoras de filmes como "Alexandre", de Oliver Stone, "1492-Cristóvão Colombo", de Ridley Scott (a sério?), ou "Blade Runner", também de Ridley Scott.
Compôs, igualmente, o tema da série televisiva "Cosmos" (1ª. série, com Carl Sagan) e o tema do Campeonato de Mundo de Futebol de 2002.
E venceria um Óscar, em 1982, com a banda sonora de "Momentos de Glória" (Chariots os Fire), de Hugh Hudson.
("Chariots of Fire" - abertura)
(Maurice Jarre)
Já quanto a Maurice Jarre, compositor francês nascido em Lyon em 1924, e que faleceu em Los Angeles a 29 de Março de 2009, talvez seja mais conhecido, actualmente, por ser o pai de Jean-Michel Jarre.
Mas talvez seja um feito menor, face a uma colecção de:
-Três Óscares: 1962 com "Lawrence da Arábia" de David Lean, 1965 com "Dr. Jivago", também de David Lean (igualmente vencedor do Globo de Ouro e de um Grammy) e 1984 com "Passagem para a Índia", ainda de David Lean (que receberia outro Globo de Ouro).
-Dois outros Globos de Ouro em 1989 com "Gorilas na Bruma", de Michael Apted e em 1995 com "Um Passeio nas Nuvens", de Alfonso Arau.
-Dois BAFTA, em 1986 com "A Testemunha", de Peter Weir, e em 1989 com o inesquecível "Clube dos Poetas Mortos", igualmente de Peter Weir.
No entanto, e numa altura em que se começa a disputar o Campeonato do Mundo de Fórmula1, e que, no ano passado, o filme "Rush", de Ron Howard, recebeu apreciações favoráveis, convém não esquecer que o primeiro grande filme sobre esse campeonato foi "Grande Prémio", de 1966, dirigido por John Frankenheimer, e cuja banda sonora foi composta por Maurice Jarre.
(Tema de "Grande Prémio" - imagens do G.P. Mónaco de 1966)
-
Sem comentários:
Enviar um comentário