sábado, 1 de fevereiro de 2014

RUGBY: AÍ ESTÁ O 6 NAÇÕES!

 
O rugby é, nesta modesta opinião, o melhor desporto do Mundo.
É duro, mas leal. Os jogadores caem, mas levantam-se, não protagonizam espectáculos tristes.
Exige grande preparação física, mas também velocidade, inteligência, visão de conjunto e decisões instantâneas.
Tem regras bem desenhadas, os árbitros são sempre respeitados, até existe um juiz para julgar lances duvidosos com recurso ao vídeo e à câmara lenta. Não há hipóteses de "máfias" controleiras.
Os praticantes respeitam-se e respeitam o adversário. E respeitam o público, entregando-se ao jogo a 100%, e do primeiro ao último minuto.
E o público respeita o jogo, os jogadores e os árbitros.
Assistir a um jogo em, por exemplo, Twickenham (Londres) é muito mais do que "ir à bola".
O rugby é único.
Por alguma razão se diz que o futebol é um jogo de cavalheiros praticado por rufias, e o rugby é um jogo de rufias praticado por cavalheiros.
O Campeonato de Mundo de Rugby é, neste momento, a terceira manifestação desportiva mais vista na TV, ultrapassado apenas pelos Jogos Olímpicos e pelo Campeonato do Mundo de Futebol.
 O que muito se deve a um Homem também único, chamado Nelson Mandela que, inteligentemente, soube utilizar o rugby para unir uma Nação.
E o grande rugby começa este fim-de-semana com a edição  120 do Torneio das 6 Nações, que reúne, no mais antigo torneio desportivo do mundo (iniciado em 1883, interrompido durante as guerras mundiais), as selecções da Escócia, França (desde 1910, ausente entre 1931 e 1939, reintegrada em 1947), Inglaterra, Irlanda, Itália (desde 2000) e País de Gales.
Tendo em atenção os jogos de 2013, a vitoriosa digressão dos Lions à Austrália, vamos tentar uma aposta, e acreditar que, neste ano de 2014, vamos assistir à terceira vitória consecutiva (até com Grand Slam - 5 vitórias) do País de Gales.
Até por um especial carinho para com esta selecção, que terá dado ao mundo o melhor jogador de rugby de sempre: o inesquecível nº. 9, Gareth Edwards.


Sem comentários:

Enviar um comentário