quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O SR. SILVA : CONTAS DE CRIANÇAS


Coisas que acontecem, ao Sr. Silva, quando não o agarram e abre a boca, acontece-lhe o que é um ditado popular: Ou entra mosca ou sai asneira. Como os voadores insectos não devem gostar daquele antro, só deve sair asneira...
Tal como o seu chefe Passos Coelho, o Sr. Silva resolveu mandar umas bocas sobre as eleições gregas e, na linha do seu mentor, insultou e tentou humilhar um povo soberano que fez uma escolha legítima.
A menos que, nesta "União" já não haja, sequer, lugar para eleições....
Entre outras bacoradas, como a de sugerir que os gregos devem corrigir as suas posições, o que os deve ter posto a tremer de medo, que a solidariedade implica responsabilidade, coloca a cereja no topo do bolo, ao afirmar que "...muitos milhões de euros estão a ser tirados dos bolsos dos portugueses para a Grécia", como se de um esbulho se tratasse.
Claro que ninguém lhe disse ou perguntou, quanto, por seu lado, a Grécia despendeu no programa de resgate imposto a Portugal.
Nem que tais programas, no fundo, serviram apenas para transferir dívidas privadas, especialmente dos sectores financeiros especulativos, para a esfera pública.
Muito menos, ainda, que a austeridade imposta, e ideologicamente defendida, iria beneficiar terceiros, especialmente a Alemanha.
Ou numa "União" monetária, que defendeu o marco, temos uma moeda única e taxas de juro diferenciadas.
Ou que os referidos programas estão a transferir, maciçamente, os recursos do trabalho para engordar o capital.
Ou que os tais milhões (1.100/1.200), são 5 vezes menores que o buraco dos seus amigos no BPN, esse sim tirado dos bolsos dos portugueses.
Ou, também, 6 vezes menores que os juros que, por ano, Portugal paga à troika.
Ou que uma União Europeia, de acordo com os princípios fundadores, seria um grupo solidário, de cada um conforme as suas possibilidades, a cada um conforme as suas necessidades e não, egoistamente, um bando de rapaces que tem prazer em castigar os mais pobres. Com os seus gauleiters ou Migueis de Vasconcelos locais.
Mas o Sr. Silva deve saber isso tudo, ele que se gaba dos seus pergaminhos académicos.
Bem menores que os de Varoufakis, diga-se...
Ele sabe, mas faz parte do problema, não da solução, já que a ideologia do empobrecimento, do castigo dos que querem viver, da destruição do tecido produtivo, é a sua.
De há 35 anos a esta parte, tantos quanto os que leva de protagonismo na vida política.       
Para além da repetida demonstração do seu analfabetismo cultural, da sua mesquinhez, da sua vingança mesquinha, do complexo de inferioridade permanente.
Daqui a muitos anos, os livros de História continuarão a oferecer-nos páginas gravadas com letras a ouro da herança inestimável que a Grécia nos deu e dá.
O Sr. Silva, para nossa desgraça, não passará de um borrão no rodapé...

Sem comentários:

Enviar um comentário