Completou ontem 87 anos Chuck Berry.
Nascido a 18 de Outubro de 1929 em St. Louis, no Missouri, definir este cantor, compositor e guitarrista é tarefa de monta.
Para muitos, é considerado o "inventor" do rock and roll, esse ritmo nascido nos EUA depois da II Guerra Mundial, que mistura blues, country, gospel e folk.
Claro que precursores do rock, há diversos. Mas, para os entendidos, Chuck foi o primeiro a pôr a mistura a funcionar.
O seu primeiro trabalho foi gravado em 1955, com influências de Nat King Cole, Louis Jourdan ou Muddy Waters, De sons de blues e country, com letras a falarem de miúdas e carros, salta para a matriz essencialmente rock and roll, com recurso, também, a baladas românticas.
Chuck Berry seria considerado pela prestigiada revista Rolling Stone o 5º. maior artista de sempre ( Os 1ºs. são The Beatles), e o 5º. melhor guitarrista do mundo (o !º- é Jimmy Hendrix).
Teve 30 grandes êxitos no Top Ten, e as suas músicas conheceram centenas de versões por outros artistas, como The Animals, Rolling Stones ou The Beatles (com "Roll over Beethoven").
Alguns problemas com as autoridades em 1959 e 1976 terão abalado um pouco o seu prestígio, mas até 1986 protagonizou diversas tournées pelos Estados Unidos, chegando a ter como músicos de suporte Steve Miller (Steve Miller Band) ou Bruce Springsteen.
Nesse último ano, Keith Richard, que confessou ter tocado sempre a guitarra com base nos acordes de Chuck, organizou uma homenagem por ocasião do 60º. aniversário deste, no que foi a sua última aparição em público.
Entretanto, as sondas Voyager 1 e 2, transportam, entre outras coisas, para o caso de serem encontradas por civilizações alenígenas, como um dos sons da humanidade, a canção "Johnny B. Good", de Chuck Berry, que tem, segundo dizem, a mais famosa introdução de guitarra da história do rock.
Sem comentários:
Enviar um comentário